Web Toolbar by Wibiya
viva Sem Drogas Concurso Cultural
Perguntas Frequentes

Aqui você encontra respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o tratamento Personal Care. Caso sua dúvida não esteja esclarecida nas questões abaixo, fale conosco através do Tire suas dúvidas.

Seta 1) O que é o Personal Care?

É um tratamento de reabilitação em que o paciente não precisa estar internado, isto é, dentro de uma clínica por um determinado tempo. Por isso, a pessoa não precisa se afastar de sua vida social. O tratamento contempla ainda assistência à família.

Seta 2) Porque Personal Care?

O próprio nome já resume a essência do tratamento: individual e especializado. Ninguém precisa saber.

O paciente é tratado com respeito, cuidado e humanização, princípios de nossa filosofia, prezando sempre seu bem estar.

Seta 3) Onde são feitos os atendimentos?

Os atendimentos são marcados uma vez por semana em uma das Unidades de Atendimento Psicossocial, as UAPS.

Seta 4) Como saber se é caso para atendimento sem internação?

O Personal Care é um tratamento aplicado em casos que a doença não interveio na vida do paciente, que ainda mantém seu ciclo social como a família, trabalho, estudo e outras atividades de seu cotidiano.

Quando o paciente aceita que precisa de tratamento, os resultados são desenvolvidos com maiores chances de conquista. Contudo, é a equipe de profissionais que deve realizar o diagnóstico para avaliar se realmente é possível passar pelo tratamento sem internação.

Seta 5) Qual a metodologia de trabalho do Personal Care?

O tratamento Personal Care é aplicado por meio do projeto terapêutico baseado na Terapia Cognitivo Comportamental, que trabalha de forma com que o paciente entenda sua doença, desenvolvendo motivação para mudar seu comportamento em relação ao uso de drogas, tudo isso por uma equipe de profissionais especializados, como psicólogos e terapeutas.

Seta 6) Como tem início o processo de tratamento?

O tratamento começa na UAPS, onde o paciente fica por um período sob acompanhamento da equipe especializada.

No fim do dia, o paciente passa por um processo de desintoxicação com fitoterapia, que são produtos naturais usados como auxílio no tratamento para inibir o desejo de usar drogas.

Seta 7) Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo médio de tratamento é de 90 dias, com atendimentos psicológicos e terapêuticos, para o paciente e a família. As sessões duram 50 minutos cada, sendo uma de atendimento psicológico e outra de atendimento terapêutico, além de consultas psiquiátricas.

Seta 8) Qual o atendimento que a família recebe?

Os profissionais também atendem a família, que passa por sessões presenciais e acompanhamento por telefone. A equipe se dispõe a tirar qualquer dúvida e atender também a família, sempre que possível.

Seta 9) A família é obrigada a participar do tratamento?

Não é obrigada, mas seu papel é muito importante e pode auxiliar muito no processo de recuperação do paciente.

Seta 10) O tratamento é eficaz? Por quê?

É eficaz, porque quando o paciente aceita que precisa passar por tratamento, grandes são as chances de conseguir alcançar os resultados esperados.

Tire suas dúvidas

Caso sua dúvida não esteja esclarecida nas questões acima, mande sua pergunta através do formulário abaixo.

Dar a dica para um amigo

Fale com a gente

telefone Contato