Dia sem Tabaco: OMS pede restrições a embalagens de cigarro

Dia sem tabaco – Esqueça todas aquelas propagandas cinematográficas, cores e marcas sedutoras dos cigarros nos anos 80. Agora pense em uma caixinha sem cores, imagens, sem logos ou rótulos convidativos, apenas informando que ali há cigarros, destacando o poder destrutivo de suas substâncias. Isso pode acontecer, sabia?

O mundo lembra nesta terça-feira (31/05) o Dia Mundial sem Tabaco e, como forma de marcar esta data, a Organização Mundial da Saúde (OMS) defendeu embalagens padronizadas de cigarro e correlatos.

Para o Instituto Nacional do Câncer (Inca), as embalagens de cigarro são um grande instrumento de publicidade utilizado pela indústria, que investe em seu aprimoramento visual, formato e localização estratégica em pontos de venda.

Como trouxemos em post anterior em nosso blog, o cigarro é ainda a maior causa de morte evitável do mundo e por isso o cerco está se fechando ao longo do tempo.

Não bastassem os posicionamentos da OMS e do INCA, tramitam no Congresso Nacional três projetos de lei que possuem basicamente os mesmo objetivos. O PL 103/2014, o PL 1744/2015 e o PLS 769/2015, que vai além e pretende vedar isso de aditivos que confiram sabor e aroma aos cigarros, além de transformar em infração o ato de fumar em veículos quando houver passageiros menores de 18 anos.

Quer parar de fumar e não consegue? Consulte-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *