12 livros sobre saúde mental para começar a entender mais sobre o assunto

Livros sobre saúde mental

Quer se aprofundar em saúde mental? Pois, então, prepara um cantinho bem gostoso e curta as opções de leitura que separei para você. Tem de tudo: ciúme, transtorno obsessivo-compulsivo, depressão, ansiedade e muito mais. Confira as sugestões:

“Corações descontrolados – ciúmes, raiva, impulsividade – o jeito borderline de ser”

Autora: Ana Beatriz Barbosa Silva

112591597_1GG

A autora explica ao público leigo o transtorno de personalidade borderline, um dos transtornos mais desconhecidos e ao mesmo tempo o mais estudado da atualidade. Os borderlines são pessoas para quem tudo é “muito”, as emoções são sempre exageradas. São reconhecidos por suas explosões de raiva, tristeza, impulsividade, teimosia, instabilidade de humor, ciúmes, apego afetivo, desespero, descontrole emocional, medo da rejeição, insatisfação pessoal.

“Mentes Consumistas – do consumismo à compulsão por compras”

Autora: Ana Beatriz Barbosa Silva

119932358_1GG

Você acredita que a sua felicidade está no que você compra? Seus gastos já lhe causaram problemas financeiros? Se sua resposta foi sim, você pode sofrer de um problema cada vez mais comum: a compulsão por compras. O comprador compulsivo é insaciável. Seu prazer não está na posse dos objetos, mas no ato da compra em si. Com o estilo que a tornou um fenômeno editorial, com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos no Brasil, a médica psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva volta suas atenções para a dinâmica da mente consumista, apontando soluções para lidar com a questão e alertando para a inversão de valores de uma sociedade que confunde consumo com promessa de felicidade.

“O Demônio do Meio-dia: uma anatomia da depressão”

Autor: Andrew Solomon

119864383_1GG

O Demônio do Meio-dia, do jornalista Andrew Solomon, traz relatos da experiência do próprio autor com a doença e uma profunda pesquisa sobre o tema. Mitos, tratamentos e depoimentos de diversas pessoas que têm depressão são abrangidas por esta grande e cultuada obra, ganhadora do National Book Award e finalista do Pulitzer.

“Hoje Eu Sou Alice” – Nove personalidades, uma mente torturada

Autora: Alice Jamieson

7279007SZ

Em ‘Hoje eu sou Alice’ a autora relata a jornada de uma vítima de transtorno de múltipla personalidade, que precisou lutar contra a anorexia, o álcool e contra nove personalidades alternativas que emergiram após ficarem adormecidas diante de uma infância cruel. Sem controle, Alice entregou-se a elas – e sua vida passou a ser um caleidoscópio de acontecimentos e revelações. Este é o relato sobre uma doença e sobre a história de uma mulher que decidiu lutar contra a realidade e a imaginação.”

“O Lado Bom da Vida”

Autor: Matthew Quick

112591571_1GG

O romance que deu origem ao filme homônimo de 2012, conta a história de Pat, um jovem professor que acaba de deixar um hospital psiquiátrico. Ele não se lembra o motivo pelo qual foi parar lá, só sabe que precisa reatar o casamento com sua esposa e reorganizar a vida e a mente. Determinado, seu caminho cruza com o de Tiffany, deprimida e instável após a morte do marido. Ambos decidem se ajudar e ela convence o teimoso Pat a participar de um concurso de dança de salão para ter disciplina. O Lado Bom da Vida consegue transmitir com bom humor e momentos tocantes o dia a dia repleto de dificuldades de quem quer seguir em frente em meio a depressão, ansiedade, obsessões e bruscas oscilações de humor.

“Sua voz dentro de mim”

Autora: Emma Forrest

113048748_1GG

Neste livro de memórias, a jornalista inglesa Emma Forrest relata com crueza sua experiência com depressão, transtornos alimentares, comportamentos autodestrutivos e até uma tentativa de suicídio. O término de um intenso namoro e a inesperada morte de seu psiquiatra pressionam Emma a ter forças para enfrentar sozinha seus problemas. Sua Voz Dentro de Mim propõe ao leitor uma reflexão sobre o relacionamento que ele tem consigo próprio.

“Meus tempos de ansiedade”

Autor: Scott Stossel

12618_gg

A partir de sua própria vivência da ansiedade, o editor da revista Atlantic investiga essa doença que, se não existia como categoria diagnóstica 35 anos atrás, hoje é o mais comum distúrbio mental oficialmente classificado. Entre o relato íntimo e a exposição de argumentos de autoridade, o autor nos oferece uma história de todas essas perspectivas, da médica à filosófica, das mais remotas às contemporâneas. Stossel revela ainda as várias formas de tratar a ansiedade e administrar seus efeitos incapacitantes. “Enfrentar e compreender a ansiedade é enfrentar e compreender a condição humana”, diz Stossel.

“Uma história de amor e TOC”

Autora: Corey Ann Haydu

opa

Bea foi diagnosticada com transtorno obsessivo-compulsivo. De uns tempos pra cá, desenvolveu algumas manias que podem se tornar bem graves quando se trata de… garotos! Ela jura que está melhorando, que está tudo sob controle. Até começar a se apaixonar por Beck, um menino que também tem TOC. Enquanto ele lava as mãos oito vezes depois de beijá-la, ela persegue outro cara nos intervalos dos encontros. Mas eles sabem que são a única esperança um do outro. Afinal, se existem tantos casais complicados por aí, por que as coisas não dariam certo para um casal obsessivo-compulsivo? No fundo, esta é só mais uma história de amor… e TOC.

“Por que como tanto? – Desabafos de uma compulsiva alimentar”

Autores: Dr. Alfredo Halpern e Dr. Adriano Segal

 

Para demonstrar como o Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) pode destruir o cotidiano de uma pessoa, os doutores Alfredo Halpern e Adriano Segal deram vida a Simone, uma jovem geniosa que sofre com crises de descontrole alimentar. O drama que a personagem vive é multiplicado pelo relacionamento que Simone tem com seus familiares, o sobrepeso decorrente de sua má alimentação, seu desequilíbrio emocional e a falta de confiança que tem em si mesma. Para mudar de vida, ela tem de ser disciplinada a fim de vencer a batalha pessoal e exorcizar de uma vez por todas esse inimigo. O livro ainda conta com uma análise clínica do caso, em que são descritas orientações e esclarecimentos sobre o TCAP, com a finalidade de sempre se conseguir o diagnóstico correto no menor tempo possível.

“Guia de Sobrevivência Para o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade”

Autores: Camila Luisi Rodrigues e Mayra Helena Bonifácio Gaiato

guia_de_sobrevivenvia_tdh

Ele parece estar no mundo da lua… Será que essa distração é normal? Ele é muito agitado… Será que é hiperativo? Atualmente, muitas pessoas chegam ao consultório com essas perguntas. Como saber até que ponto tais características são consideradas normais ou patológicas? Além disso, como saber se é necessário buscar tratamento? Neste livro são apresentadas orientações sobre o tema de maneira lúdica, com o objetivo de atingir o maior número possível de pessoas, em especial crianças e adolescentes que são diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, o famoso TDAH.

“Aprendendo a viver com o transtorno bipolar”

Autores: Ricardo Alberto Moreno, Doris Hupfeld Moreno,Danielle Soares Bio, Denise Petresco David e colaboradores.

516124_aprendendo-a-viver-com-o-transtorno-bipolar-689975_M1

Voltado aos pacientes, seus familiares e amigos, este livro serve como um manual para esclarecer a respeito da doença e de suas manifestações, fornecendo orientações para melhor conviver com a doença. De maneira didática e clara, o livro apresenta situações vivenciadas pelo portador de transtorno bipolar e responde perguntas frequentemente abordadas por ele e por seus familiares.

“Não é coisa da sua cabeça – o que você precisa saber sobre ansiedade, depressão e outros”

Autores: João Alberto de Camargo e Naiara Magalhães

9788565383776

A partir do relato de sujeitos que superaram ou estão se recuperando de um transtorno emocional, a obra ajuda a identificar a linha que separa as inconstâncias normais do ser humano das desordens psíquicas. E, com o apoio de trinta dos maiores especialistas do país na área de saúde mental, explica como se originam os transtornos emocionais, os sintomas através dos quais eles se manifestam, os tratamentos disponíveis no SUS e nos serviços particulares, as perspectivas de cura e controle, dicas de como a família pode ajudar a contornar o problema e o que fazer para se prevenir de doenças desse tipo.

[newsletter]

Conheça mais sobre a Clínica Viva: www.ctviva.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *