Como são feitos os testes de drogas?

Entenda como são realizados os testes de drogas

Além dos sinais característicos, é possível detectar o uso de substâncias psicoativas através de exames clínicos. Isso ocorre porque, conforme circulam no sangue, as drogas se espalham para vários tecidos e fluidos corporais. Assim, por um determinado período é possível verificar o uso de drogas por uma pessoa. Neste texto, você vai entender como são feitos os testes de drogas.

Sangue

Quando o assunto é testes de drogas, nada mais natural que lembrar da testagem de sangue, já que muitos exames também são a partir dele. Além disso, é através do sangue que as drogas circulam pelo corpo, sendo assim, pode ser usado para testar diretamente a presença delas.

Urina

Outro meio de testes de drogas muito comum é por meio da testagem da urina. As drogas, ou o que sobra delas, sempre saem do corpo pela urina. E este teste consegue detectar drogas consumidas há mais tempo do que o de sangue.

Cabelo

Sim, é possível fazer testes de drogas através do cabelo. Enquanto estiver na cabeça, o cabelo guarda vestígios de drogas que podem ser detectados por meses a fio, literalmente. Isso ocorre porque o cabelo é feito de fibras de células mortas, que vêm do bulbo capilar. Antes de morrer, elas recebem sangue com drogas, que se depositam nos fios de cabelo.

Bafômetro

Este é um dos testes de drogas mais conhecido e talvez você já tenha sido testado em uma blitz. Por enquanto, o bafômetro serve apenas para testar o álcool. No entanto, já há em desenvolvimento um aparelho para testar o uso de maconha antes de dirigir.

O bafômetro detecta a presença de álcool no organismo porque, quando atravessa o pulmão, o álcool passa para os alvéolos da mesma forma que o CO2 da respiração. O vapor de álcool se espalha pelo tubo respiratório, sai pela boca com a expiração e pode ser detectado por um aparelho adequado.

Prazo de validade

Cada tipo de droga age de uma forma e seu tempo de detecção no organismo também pode variar conforme as moléculas são destruídas pelo corpo. Em média, os prazos de validade para os testes de drogas são:

Droga Sangue (dias) Urina (dias)
Anfetamina 2 2 a 6
Metanfetamina 2 2 a 6
Ectasy 1 2
Maconha (dose única) 1 a 2 2 a 4
Maconha (uso crônico) 3 a 13 6,5 a 18
Cocaína 0,5 a 2 2 a 3
LSD 1 a 2 2 a 4
Heroína 1 0,5 a 2
GHB 0,17 0,5

 

Os testes de drogas geralmente são solicitados por empresas para verificar se algum de seus funcionários apresenta o uso, pois, quando detectado precocemente, é possível prevenir acidentes e encaminhá-lo para tratamento se for necessário. O Viva Corporativo é uma empresa especializada no suporte para implantação de políticas de prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho, incluindo a realização de testes de drogas. Saiba mais em www.vivacorporativo.com.br.

Com informações de “Almanaque das drogas”, de Tarso Araujo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *