Como você lida com os seus medos?

Ele é guardado a sete chaves por alguns. Outros, assumem sem hesitação. Mas uma coisa é certa: o medo faz parte da natureza humana. Todo mundo tem medo de algo e isso é normal. Aliás, se não fossem alguns desses medos, a espécie humana talvez nem sobrevivesse. Porém, quando o medo lhe impede de vivenciar os seus objetivos pessoais ou profissionais é hora de dar uma atenção especial. Neste texto você vai aprender algumas dicas para lidar com os seus medos.

Identifique a origem

Já parou para perguntar o porquê do seu medo? Esta é uma pergunta profunda, que cabe a você abrir o baú das emoções – o que nem sempre é fácil. Mas identificar a origem do seu medo é importante para saber driblar este sentimento. Afinal, fica muito mais fácil resolver a equação quando sabemos quais são os números.

É verdade?

Os medos podem fazer com que algo pareça muito pior do que é na verdade. Por isso, se questione. Quando surgir algum pensamento relacionado ao medo, pergunte a si: “É verdade?”. Geralmente, a resposta para esta questão é “não”.

Vamos dar um exemplo: ter medo de falar em público porque ninguém vai gostar de você. Mas será verdade que ninguém vai gostar do que você vai falar? E, mesmo que hipoteticamente as pessoas não gostem, por que você deve ter medo de expor sua opinião? Você acha que deve agradar todo mundo?

Mude as crenças

Mesmo quando identificamos o que nos causa medo e percebemos que o motivo não é tão real, nossa mente pode manter os pensamentos de medo. Isso é normal e deve ser respeitado o seu tempo. As crenças podem demorar um pouco mais para serem mudadas, mas isso não pode nem deve ser motivo para desistir.

Se você quiser um reforço a mais sobre o assunto, leia o post Como Driblar as Crenças Limitantes que Atrapalham a sua Vida.

Enfrente seu medo

Sim, é assustador, mas enfrentar o seu medo é importante. Sabe por quê? O medo nos faz reféns. Nos paralisa ao colocar em nossa cabeça a ideia de que não podemos e que será ruim. Sendo assim, o jeito é misturar coragem, determinação e tudo que possa lhe ajudar a enfrentar este medo e ir à luta.

Fale sobre isso

Compartilhar os medos com os amigos e familiares de confiança pode não apenas ajudar a desabafar como, também, ter auxílio na hora de enfrentar o medo. Não tenha medo de pedir ajuda. Você poderá ver o quanto é natural sentir medo e como há pessoas que lhe apoiam.

Se seu medo não vai embora e tem feito você sofrer, vale a pena procurar ajuda profissional. Conheça a Clínica Viva: www.ctviva.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *