Um dependente de álcool pode aprender a beber com moderação?

Um dependente de álcool consegue, com muito esforço, ficar sem a substância. Depois de um tempo em abstinência, é comum que pareça possível voltar a beber socialmente. Afinal, vivemos em uma sociedade em que tudo é motivo de ‘bebemorar’. Mas será possível um dependente de álcool aprender a beber com moderação?

A resposta é não. O principal ponto para evitar a recaída é não ingerir bebidas alcoólicas. Este é um dos principais pilares para o sucesso na reabilitação. Então, aquela cervejinha com os familiares e amigos pode não parecer um problema, mas, no caso do alcoolismo, é. Especialmente porque uma bebida pode levar à compulsão – ou seja, ao consumo abusivo de álcool.

Por que não pode?

O alcoolismo é uma doença complexa e, assim com outras, sabe-se que algumas pessoas são mais suscetíveis a ficarem doentes. Na prática, isso significa que alguns vão conseguir ingerir bebidas alcoólicas socialmente e não ter problemas.

No entanto, beber com moderação no caso de dependentes de álcool é uma ilusão, pois é correr riscos desnecessários. A gente te explica: o alcoolismo é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. Isso porque uma das principais características da dependência de álcool é que o cérebro sofre alterações, especialmente no sistema de recompensa e prazer. Sabendo disso, ao tomar uma dose, há um risco muito alto de voltar o padrão anterior de consumo.

Se você é alcoolista e justamente está pensando em voltar a beber, é importante lembrar o básico que aprendeu durante o tratamento: evitar a bebida alcoólica e lembrar-se sempre dos benefícios que uma vida sem álcool proporciona. E se você convive com um alcoolista, seja um apoiador da causa: não ofereça ou facilite a presença da bebida alcoólica.

Está difícil manter a abstinência? Precisa de ajuda profissional? Conte com quem entende do assunto. Acesse www.vivaclinicaterapeutica.com.br e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *