Mania de limpeza é doença?

Ter a casa limpinha e cheirosa é o desejo da maioria das pessoas. Além de cultural, também serve como forma de preservação do lar e higiene. Mas a gente sempre conhece aquela pessoa que até exagera de tanto que limpa a casa, não é mesmo? Será que isso é normal ou mania de limpeza é doença? É isso que você vai descobrir neste texto.

Gostar de ver a casa limpa é normal. O problema é quando essa mania de limpeza passa a ser excessiva, interferindo na vida da pessoa. Por exemplo: ela se isola das atividades de lazer, como sair ou viajar, para garantir a arrumação da casa; ter as mãos machucadas pelo contato excessivo com produtos de higiene e limpeza; não permitir que alguém entre na casa sem tirar toda a roupa e o calçado. Nesses casos, a mania de limpeza pode ser TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo.

Uma das grandes características do TOC é que a pessoa acredita que algo pode acontecer se não realizar o seu ritual de limpeza. É comum pensamentos como “tenho medo de que algo pode acontecer” e “me sinto mal, ansioso e desconfortável se não limpar”.

Essas manifestações podem causar conflitos com a família que, por vezes, não compreende a mania de limpeza como uma doença. Já em alguns casos, a pessoa percebe que tem algo diferente em seu comportamento, mas procura disfarçar.

A partir do momento em que a mania de limpeza de alguma forma está prejudicando uma pessoa, é importante buscar orientação profissional para avaliar se é TOC e, se for confirmado o diagnóstico, iniciar o tratamento.

Tratamento para TOC

A terapia cognitivo-comportamental é atualmente vista como uma das melhores formas de tratar o TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo, devido sua capacidade em ajudar o paciente a identificar o que provoca nele a mania de limpeza e, a partir dessa identificação, o desenvolvimento de ferramentas capazes de ajudar a pessoa a controlar os pensamentos e comportamentos prejudiciais a si.

Na Clínica Viva, quem sofre de TOC tem o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar no plano terapêutico Personal Care. O tratamento inclui, ainda, medicamentos fitoterápicos que, por serem desenvolvidos a partir de plantas medicinais, não provocam efeitos colaterais como os alopáticos. Compromisso com a sua saúde e bem-estar, segurança e privacidade fazem parte da essência da Clínica Viva. Saiba mais e entre em contato: tratamento para TOC.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *