Você é compulsivo por compras?

Para os consumistas, poder gastar o dinheiro em compras é uma terapia. E este comportamento pode sinalizar uma doença: trata-se da oniomania, mais conhecida como compulsão por compras.

“No caso de compulsivo por compras, na maioria das vezes, as famílias não percebem que se trata de uma doença. As pessoas são vistas como descompensadas, fúteis ou patricinhas, mas têm um transtorno sério”, explica Viviane Fukugawa, coordenadora do setor de Dependências Químicas e Comportamentais da Santa Casa da Misericórdia do Rio.

A ansiedade extrema é uma das principais causas para o descontrole das pessoas compulsivas por compras. Taissa Moreira, especialista em terapia cognitivo-comportamental da Clínica Terapêutica Viva, esclarece que a oniomania, assim como muitos transtornos obsessivos, pode ser desencadeada por vários fatores: “O vazio interno, a angústia e as desilusões amorosas também causam transtornos comportamentais”.

A psicóloga alerta que o consumismo, ou seja, o gasto excessivo em produtos supérfluos é um comportamento típico das pessoas na sociedade capitalista, que associa o consumo ao prazer, ao status e à felicidade.

“A sociedade acaba criando um padrão que deve ser seguido pelas pessoas. A necessidade de consumo pode virar uma compulsão, que é uma patologia comportamental e psiquiátrica. Por exemplo, as pessoas compram compulsivamente coisas de que não precisam para preencher um vazio interno, de forma inconsciente”, explica Taissa.

Sintomas de oniomania

O comportamento típico de compulsão por compras é um grande impulso para comprar. Logo após o ato, o compulsivo pode ficar feliz, mas em pouco tempo sente-se arrependido e culpado.

Nelson Caldas, psiquiatra do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho lembra que a oniomania não tem consequências apenas financeiras. “As pessoas perdem os bens, mas passam a ter sérios problemas nas vidas doméstica e afetiva. A autoestima fica abalada, e muitos recorrem a agiotas, o que envolve riscos até para suas famílias”.

Tratamento

Segundo o psiquiatra, o tratamento deve ser prescrito por um profissional. “É preciso passar por uma avaliação psiquiátrica, pois o transtorno costuma estar associado a quadros de ansiedade e depressão”, esclarece Caldas.

Na Clinica Terapêutica Viva, a compulsão por compras é realizada por uma equipe multidisciplinar, formada por médico psiquiatra, psicólogo e terapeuta, para que, assim, a saúde emocional do paciente seja cuidada em sua totalidade, proporcionando resultados eficazes.

Se você é compulsivo por compras, entre em contato com a Clínica Viva. Nós podemos ajudar você a ter uma relação mais saudável com as compras. Quer saber mais detalhes ou deseja agendar uma visita? Acesse: tratamento para compulsão por compras.

Com informações do Jornal Extra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *