A importância da terapia para o tratamento da depressão

Todos sabem que a depressão é uma doença que precisa de um tratamento. Porém, muitos ainda acham que tratar depressão se resume em uso de pílulas. Claro que os medicamentos indicados pelo psiquiatra são importantes, já que melhoram os sintomas, porém, não cura a depressão. Hoje sabe-se que a união de medicamentos com a terapia no tratamento da depressão geram resultados muito melhores, reduzindo, inclusive, as chances de novas crises.

Medicamento para depressão

Os medicamentos para depressão são importantes para restabelecer o equilíbrio dos neurotransmissores cerebrais envolvidos na regulação do humor. Na prática, isso significa que uma pessoa que sofre de depressão vai conseguir o alívio dos sintomas (tristeza profunda, desânimo, entre outros). Mas a medicação em si pode não resolver o que está por trás da depressão, pois a maior parte dos casos precisa da intervenção psicológica. E é aí que a terapia no tratamento da depressão torna-se extremamente importante.

Terapia para depressão

A terapia cognitiva-comportamental é uma área da psicologia efetiva no tratamento da depressão porque auxilia uma pessoa em diversos aspectos. Um dos principais é a mudança no comportamento ou pensamentos que produzem ou corroboram com os estados de humor. Assim, torna-se mais fácil o retorno relacionamentos interpessoais e atividades de qualidade – geralmente itens abandonados por falta de motivação e desinteresse, sintomas típicos da doença.

Com a terapia, quem sofre de depressão consegue aprender a lidar com os problemas e aflições, pois podem enxergar a própria vida e as situações que lhe causam os sentimentos negativos com outro olhar. Outro ponto importantíssimo, é que a terapia ajuda a desenvolver habilidades para perceber, interromper e mudar os pensamentos intrusivos ou negativos.

Um psiquiatra cuidadoso sabe que é importante encaminhar o paciente com depressão para o tratamento psicoterapêutico, já que os medicamentos ajudam apenas nos sintomas. Assim como todo terapeuta consciente sabe que é importante uma avaliação psiquiatra, pois somente ele para avaliar e prescrever a medicação.

Na Clínica Viva, a depressão é acompanhada por uma equipe multidisciplinar formada por médico psiquiatra, psicólogo e terapeuta que proporcionam um tratamento completo para que o paciente possa recuperar-se.

Se você tem depressão, não hesite em buscar ajuda. O tratamento é totalmente sigiloso e com hora marcada. Entre em contato agora mesmo com a Clínica Viva. Acesse: tratamento para depressão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *