Onde encontrar cursos sobre dependência química

Entender a dependência química como um todo para, então, poder ajudar o outro. Essa é a essência dos cursos sobre dependência química. Você deseja aprimorar os conhecimentos na área? Então, confira a lista de cursos:

UNIAD

Aconselhamento em Dependência Química

O curso aprimora as diversas práticas que configuram as ações de orientar, ajudar, informar, amparar e tratar o usuário ou dependente químico, bem como seus familiares.

Quem pode fazer: Conselheiros, agentes de saúde, agentes comunitários, profissionais e estudantes de graduação, que tenham suas práticas relacionadas ao atendimento de usuários de álcool, drogas e tabaco.

Inscrições e mais informações: http://www.uniad.org.br/educacao/extensao-presencial/aconselhamento-em-dependencia-quimica

 

Acompanhamento terapêutico nas clínicas da dependência química

A proposta é capacitar estudantes e profissionais da área da saúde para atuarem como acompanhantes terapêuticos na clínica das dependências.

Quem pode fazer: Profissionais que trabalham na área se dependência química, profissionais com curso superior em qualquer área que queiram trabalhar na área de dependência química e estudantes do último ano da graduação em cursos de Ciências da Saúde.

Inscrições e mais informações: http://www.uniad.org.br/educacao/extensao-presencial/acompanhamento-terapeutico-nas-clinicas

 

Terapia cognitivo comportamental aplicada ao tratamento da dependência química

O curso de extensão fornece embasamento ao aluno para a realização de diagnóstico e tratamento das dependências químicas e capacita-o para a prática clínica baseada na terapia cognitivo-comportamental no tratamento da dependência química.

Quem pode fazer: Médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde, envolvidos no atendimento de álcool, tabaco e outras drogas.

O curso é dirigido para profissionais com nível superior ou experiência comprovada de, no mínimo 5 anos, na área da dependência química, desde que aprovados pelo processo seletivo da UNIAD.

Inscrições e mais informações: http://www.uniad.org.br/educacao/extensao-presencial/terapia-cognitivo-comportamental-aplicada-ao-tratamento-da-dependencia-quimica

 

Crack: do consumo ao tratamento

O curso de extensão sobre o tratamento do usuário de crack cumpre o papel de atualização e capacitação de profissionais de saúde e áreas correlatas no atendimento de pacientes dependentes de crack

Quem pode fazer: Profissionais de Saúde que atuem no atendimento a pacientes ou familiares de dependentes de crack e poliusuários, além de profissionais envolvidos na elaboração de políticas relacionadas ao tratamento e a prevenção da dependência de crack.

Inscrições e mais informações: http://www.uniad.org.br/educacao/extensao-a-distancia/crack-do-consumo-ao-tratamento.

 

Fundamentos da clínica de dependência química (a distância)

Este curso visa suprir as deficiências dos cursos de graduação no exercício profissional efetivo. Serão utilizadas abordagens específicas para os que desejam conhecer ou trabalhar na área.

Quem pode fazer: Estudantes e recém-formados nas graduações de Psicologia, Enfermagem, Medicina, Assistentes Sociais, Direito, Filosofia, Terapia Ocupacional ou qualquer área que tenha interesse em ampliar seus conhecimentos em dependência química.

Inscrições e mais informações: http://www.uniad.org.br/educacao/extensao-a-distancia/fundamentos-da-clinica-de-dependencia-quimica.  

 

SUPERA

O curso SUPERA (Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento) foi cuidadosamente elaborado por profissionais com grande experiência nas áreas de política sobre drogas, prevenção do uso e tratamento da dependência de crack, álcool e outras drogas.

Com duração de 150 horas/aula, o curso SUPERA é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça (MJ), oferecido gratuitamente por meio da parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e executado na modalidade de Educação a Distância (EaD) pelas equipes da Unidade de Dependência de Drogas (UDED) do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP e do Departamento de Informática em Saúde (DIS).

Para saber quando será a próxima turma, acesse: http://www.supera.senad.gov.br/

INSTITUTO FEDERAL

Algumas escolas pertencentes ao Instituto Federal possuem o curso técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos, com a duração de 18 meses e totalmente gratuito. Para saber mais informações, clique:

Sul de Minas

Sergipe

Rondônia

E para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela Clínica Viva, acesse www.ctviva.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *