8 sinais importantes que identificam se seu filho é dependente de internet

Seu filho chega em casa depois da aula e a primeira coisa que ele faz é ligar o computador para ver o que está rolando na internet. Na hora do almoço, sequer presta atenção na comida, de olho no que está acontecendo no celular. Durante o resto do dia não é muito diferente: ele fica horas no computador e não se interessa em fazer outras atividades. Na escola, as notas estão vermelhas e você descobriu que o jovem já matou aula para ficar na internet.

Cenas acima são comuns em diversas famílias e muitos pais ficam sem saber o que fazer com o comportamento do filho. Afinal, sabemos que a internet faz parte do cotidiano, o que torna a possibilidade de proibir inviável, mas, o excesso pode ser dependência de internet.

Confira 8 sinais de que seu filho pode ser dependente de internet:

1)      Ele se preocupa excessivamente com a internet

2)      Fica irritado quando está algumas horas sem internet;

3)      Evita sair de casa quando terá que ficar sem computador e/ou vai para locais em que a rede de internet móvel não funciona;

4)      Não tem interesse e motivação para outras atividades, como jogar futebol ou sair com os amigos;

5)      Dorme pouco ou passa a noite sem dormir para permanecer conectado;

6)      Mente o tempo que fica na internet;

7)      O desempenho escolar está baixo;

8)      Tem baixa autoestima e se sente ansioso, solitário e deprimido;

Se seu filho apresenta maior parte dos sinais, é importante buscar ajuda para que ele volte a usar a internet de modo mais saudável. O tratamento consiste na identificação dos gatilhos que o leva a usar a internet excessivamente e o orienta na criação de ferramentas e táticas para que ele mude o comportamento. Saiba mais como funciona: tratamento para dependência de internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *