Armandinho: admitir alcoolismo é importante para a recuperação

 

“[…] O álcool me deixa agressivo e me faz muito mal. Preciso de ajuda e peço perdão a quem eu tenha atingido com meus posts. Já estou amparado agora, e tudo voltará ao normal. A vida de artista é pesada pra mim, mas nunca vou desistir. Preciso de ajuda só isso. Quero paz e harmonia para todos. Mais uma vez Perdão!”. O desabafo vem do cantor Armandinho, famoso pelo hit “Desenho de Deus”, que admitiu ser alcoolista em seu Instagram no dia 21 de agosto.

Admitir o alcoolismo, como fez o cantor Armandinho, é um ato de coragem muito importante para a recuperação. Isso porque muitos negam que estejam doentes, alegam que ‘bebem socialmente’, ‘conseguem parar de beber quando quiserem’, entre outras frases de negação do alcoolismo, mesmo que todos percebam o quanto precisam de ajuda.

Quando uma pessoa consegue admitir que sua relação com álcool não é saudável, ela aceita com mais facilidade o tratamento. Nesses casos, geralmente o tratamento ambulatorial (ou seja, em consultórios) é o mais indicado pois o alcoolista consegue manter a rotina enquanto é cuidado por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de saúde. A demora em admitir-se alcoolista pode fazer com que a pessoa fique em um nível grave. Nesses casos, a lei garante o direito da família intervir através da internação involuntária.

Vale ressaltar que a coragem do cantor Armandinho pode servir de exemplo para os que precisam de ajuda, mas ainda não admitiram o alcoolismo. Afinal, não há motivo para esconder a doença ou sentir vergonha em buscar ajuda profissional.

E se você quiser saber mais sobre o assunto, acesse: tratamento para alcoolismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *