Saúde emocional: 7 dicas para mantê-la em dia

 

Quando o assunto é saúde, muitos se esquecem de cuidar do lado emocional – também importante e que requer atenção. Ter saúde emocional é saber gerenciar as emoções, garantindo bem-estar e mais qualidade de vida. Para você ter uma ideia, há doenças que possuem fundo emocional, como é o caso da dependência química (álcool, tabaco e outras drogas), transtornos alimentares, cardiopatias e alergias.

Para você manter ou melhorar a sua saúde emocional, veja a seguir ótimas dicas:

1)      Exercícios físicos

Praticar exercícios, além de fazer bem para a saúde física, é ótimo para melhorar as emoções como ansiedade ou estresse.  Isso ocorre porque as atividades físicas atuam na liberação de endorfina – o hormônio do bem-estar.

2)      Tempo para si

Aproveite para dedicar-se a hobbies, passatempos, fazer o que gosta ou simplesmente deitar-se no sofá para ler um livro. O importante é reservar na agenda um tempo para si.

3)      Bons pensamentos

Pensamentos de esperança e otimismo são sempre bem-vindos. Pratique-os em todos os lugares. Afaste-se de qualquer ressentimento e aprenda a perdoar.  E, se possível, fuja de gente negativa.

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4)      Durma bem

Dormir é gostoso e faz muito bem à saúde, pois repõe as energias físicas e mentais. Por isso, quem dorme pouco tem grandes chances de ficar mais irritado e estressado ao longo do dia. Ter uma boa noite de sono também ajuda na memória, concentração e criatividade.

5)      Tenha objetivos

Objetivos e planos alimentam a vontade de viver e evitam sensações de vazio interior. Portanto, estabeleça metas realistas e corra atrás dos seus sonhos.

6)      Analise suas preocupações

Mantenha a calma e analise suas preocupações. Será que realmente vale a pena ficar preocupado? Muitas vezes, nos preocupamos à toa. Afinal, não é possível controlar tudo. E se realmente há motivo para se preocupar, liste o que você precisa fazer para resolver o problema. Contar com os amigos nessas horas também é super bem-vindo.

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7)      Estresse

Reconhecer o que lhe estressa é o primeiro passo para se livrar do estresse. Depois, elimine, evite ou gerencie essas razões. Crie estratégias para driblar as situações conflitantes nas quais convive.

Se você está com dificuldade em gerenciar suas emoções, entre em contato com profissionais especializados em saúde emocional. Acesse www.ctviva.com.br e veja a melhor forma de entrar em contato.

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