Parar de fumar: 6 mitos que você não deveria acreditar

Parar de fumar
Apesar de todos saberem que há inúmeros benefícios ao parar de fumar, ainda há quem acredita em certos mitos e os utilizam como justificativa para continuar fumando. Se é o seu caso, fique atento nos 6 mitos que você não deveria acreditar:

1)      Cigarros eletrônicos ajudam a parar de fumar

Um estudo da Universidade da Califórnia (Estados Unidos) descobriu que os cigarros eletrônicos não são eficazes para ajudar a parar de fumar como alguns até então acreditavam. Pelo contrário: os níveis de nicotina em alguns e-cigs são até mais elevados do que um cigarro comum.

2)      Parar de fumar engorda

‘Não vou parar de fumar porque engorda’. Essa frase é clássica, especialmente entre as mulheres. O que acontece é que muitas pessoas utilizam a comida como forma de compensar a ansiedade e demais sintomas que desencadeiam a vontade de fumar. E todo mundo sabe o que acontece quando há abuso de comida. Para não engordar, a fórmula é conhecida por todos: uma dieta alimentar balanceada.

3)      Narguilé é uma opção saudável para substituir os cigarros

Quem troca o cigarro por narguilé está fazendo uma péssima escolha. Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), uma hora de narguilé equivale ao consumo de 100 cigarros ou mais. Isso porque a fumaça contém quantidades superiores de nicotina monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas do que na fumaça do cigarro.

4)      Após tantos anos fumando, parar de fumar não vai melhorar a saúde

Nunca é tarde para parar de fumar pois logo nos primeiros 20 minutos o corpo já começa a apresentar melhoras, diminuindo a frequência cardíaca e a pressão arterial. Após 12 horas, o nível de monóxido de carbono tende a começar a diminuir. Cerca de seis meses já caem as infecções respiratórias e melhora a circulação e após 10 anos sem fumar o risco de morte por câncer de pulmão cai entre 30% e 50%. Portanto, não importa há quanto tempo você fuma, ao parar, sua saúde vai ficar melhor.

5)      Parar de fumar custa caro

Há quem acredite ser caro parar de fumar, mas basta colocar no papel o custo x benefício. O cigarro pode até de dar um prazer momentâneo, mas não compensa pelos efeitos na saúde. Por outro lado, parar de fumar, se tiver algum custo, será por pouco tempo, enquanto os benefícios serão eternos. Pensando assim, não é difícil concluir que parar de fumar é um investimento (financeiro e/ou emocional) que vale a pena.

6)      Nunca vou conseguir parar

Quem já tentou, mas não conseguiu parar de fumar tende a acreditar que nunca vai conseguir. Não é assim. Cada pessoa tem um ritmo, sendo assim, falhar em algumas tentativas é normal. O importante é se esforçar até conseguir.

Para quem não consegue parar de fumar sozinho, é possível buscar ajuda de especialistas para entender o que impulsiona a procura pelo tabaco e treinar ferramentas e habilidades para não recorrer aos cigarros. Quer saber mais detalhes? Veja: tratamento para parar de fumar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *