11 conselhos para ser mais confiante

Cabeça erguida, voz firme e uma postura corporal que inala confiança. Assim, é muito fácil identificar em poucos minutos uma pessoa confiante. Mas há pessoas que são inseguras e que desejam reverter esse quadro. É o seu caso? Pois leia atentamente os 11 conselhos para ser mais confiante:

1)      Se importe menos

A opinião dos outros pode ser importante em alguns momentos, porém, quem passa a vida preocupado no que os outros vão pensar acaba não agindo por si. Acredite em você mesmo!

2)      Aperto de mão

Impossível passar confiança com um aperto de mão frouxo. Se tiver que apertar a mão de alguém, faça de maneira firme. Só tenha cuidado para não exagerar (ninguém gosta da sensação de mão esmagada, certo?!).

3)      Tom de voz

Tem dúvida do quanto a voz é importante? Vale a pena conferir os filmes “A Dama de Ferro” e “O Discurso do Rei”. Ambos são baseados em histórias reais e mostram o quanto problemas vocais, entonação e timbre podem sobressair a competência pessoal e profissional.

A voz confiante não é gritada ou muito alta, mas também não é um sussurro. Observe como você fala com as pessoas. Se preciso, grave sua voz. Outra dica é procurar um fonoaudiólogo caso sinta que precisa melhorar a voz mas não sabe como.

4)      Aceite e retribua elogios

Saber aceitar os elogios recebidos é um sinal de confiança em si e autoestima. Aceite o elogio e saiba retribuir a gentileza.

5)      Olho no olho

Olhe nos olhos da pessoa que você esteja conversando. Isso mostra uma pessoa confiança naquilo que está falando e interesse pela conversa.

6)      Identifique os seus talentos

Todo mundo é bom em alguma coisa. Por isso, vale a pena identificar as áreas em que se destaca positivamente. Dê-se permissão para se orgulhar dos seus talentos: faça uma lista no que é bom. Conhecer as próprias habilidades vai lhe dar mais autoestima e reconhecimento.

7)      Admitir e aprender com os erros

Não existe perfeição e ser confiante não significa que uma pessoa não vá cometer erros. Quem confia entende que às vezes vai errar, mas sabe lidar com isso: aproveita para aprender e tirar lições dos erros.

8)      Mantenha-se positivo

Saber do próprio valor ajuda a não sentir-se inferior, nem ter pena de si e, muito menos, deixar que as pessoas o rebaixem. Manter-se positivo em suas capacidades, não tenho medo de mostrar suas forças e qualidades, é fundamental para transmitir confiança aos outros.

9)      Tenha uma postura corporal correta

‘Barriga para dentro, peito para fora, ombros direitos’, já diz a voz do povo. Não há dúvida do quanto uma boa postura consegue transmitir mais confiança. Por isso, se quer sentir mais confiança em si, acostume-se a transmitir isso também pela linguagem corporal.

10)   Enfrente seus medos

O medo é paralisante e costuma criar barreiras entre as coisas ou pessoas. E para se livrar do medo, não tem outro caminho: é preciso enfrentá-lo. Não tenha medo em experimentar novos caminhos e desafios. São esses tipos de experiências que ajudam a fortalecer a auto-confiança.

11)   Vista-se para a confiança

É inegável a influência do vestuário no nosso comportamento e na percepção dos. E isso não significa usar roupas caras mas, sim, que valorizem e te agradam. Abuse de roupas que te fazem sentir bem e apropriadas para a ocasião.

 

A confiança não aparece em um ‘passe de mágica’. Porém, seguindo esses conselhos diariamente, você vai conseguir ser muito mais confiante em questão de pouco tempo.

Sabendo da importância de ser confiante, a Clínica Viva inclui no projeto terapêutico de seus pacientes o treinamento dessa habilidade. Saiba mais: www.ctviva.com.br.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *