Saiba 15 sintomas de TOC

toc-15-sintomas

Pensamentos que se repetem e causam grande angústia. Para aliviar o desconforto, praticar alguns rituais, como lavar as mãos diversas vezes. O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um transtorno de ansiedade crônico que tem como característica a presença de obsessões e/ou compulsões que geram sofrimento à pessoa. Saiba 15 sintomas de TOC:

1)      Forte necessidade de lavar as mãos várias vezes com medo de sujeira ou germes. Pode ter também a sensação de que as mãos nunca estão limpas o suficiente.

2)      Nunca achar suficiente o número de banhos ao longo do dia. Alguns também ficam por horas no chuveiro, até sentir-se limpo.

3)      Não abrir as portas nem tocar as pessoas com medo de ser contaminado.

4)      Ter quartos cheios de jornais velhos, anotações, latas, toalhas de papel, embalagens e garrafas vazias. Não conseguir jogar essas coisas fora por medo de ter que precisar delas algum dia.

5)      Verificar várias vezes enquanto lê, escreve ou faz simples cálculos para ter a certeza de que não cometeu um erro. Isso pode envolver listas de coisas para fazer, assim como checa-las obsessivamente.

6)      Preocupar-se excessivamente com alinhamento, como o posicionamento de papeis e livros.

7)      Grande necessidade de contar as coisas, como azulejos, pisos ou pregos na parede.

8)      Gastar muito tempo arrumando as coisas para ficar em uma determinada ordem, e ficar muito chateado se a tal ordem foi alterada.

9)      Verificar se não feriu alguém sem saber. Perguntar aos outros para reassegurar-se, ou telefonar para certificar-se de que tudo está bem.

10)   Procurar nos jornais e noticiários no rádio ou televisão se aconteceu alguma catástrofe que você acredita que possa ter ocasionado. Pedir para outros lhe reassegurarem que nada aconteceu. Ficar longe de objetos pontiagudos ou quebráveis. Evitar manusear facas, tesouras, vidro.

11)   Necessidade de realizar a mesma ação repetidas vezes depois de ter tido um “mau” pensamento sobre agressão/ferimentos, com o objetivo de prevenir consequências terríveis.

12)   Necessidade de realizar a mesma ação repetidas vezes depois de ter um “mau” pensamento obsessivo sexual ou religioso com o objetivo de prevenir consequências terríveis

13)   Evitar certas ações, pessoas, lugares ou coisas para prevenir a ocorrência de obsessões e compulsões sobre doenças, como não passar por um hospital porque isto provoca pensamentos sobre doenças.

14)   Ter medo de passar por um cemitério, por um carro funerário, por um gato preto, passar debaixo de uma escada, quebrar um espelho ou medo de profecias associadas com a morte.

15)   Evitar certas ações, pessoas, lugares ou coisas para prevenir qualquer uma destas obsessões e compulsões diversas. Por exemplo, não passar por locais com muito barulho ou não escrever certos números.

Você se identificou com algum sintoma de TOC? Saiba que um pensamento ou comportamento só é considerado obsessão ou compulsão quando não é possível parar com ele. Ou seja, quando há grande interferência na vida, e isso gera sofrimento. É o seu caso? Saiba que é possível mudar. Acesse: tratamento para TOC.

Com informações da ASTOC (Associação Brasileira de Síndrome de Tourette, Tiques e Transtorno Obsessivo Compulsivo). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *