SIPAT: Palestras de prevenção às drogas e álcool em empresas

sipat

A qualidade de vida do trabalhador é uma preocupação constante nas empresas. Não é a toa que a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) é realizada anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) como uma forma de prevenir e promover a saúde do trabalhador.

E quando falamos em saúde, é importante prestar atenção em uma doença crescente no país: a dependência química. Dados divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) referente ao ano de 2013, o alcoolismo é o principal motivo de pedido de auxílio-doença por transtornos mentais e comportamentais por uso de drogas. Em seguida, a dependência em cocaína, maconha e haxixe são as que mais afastam o trabalhador de suas funções.

Mesmo quando os colaboradores não são afastados, devemos lembrar que as drogas prejudicam o desempenho dos colaboradores em suas funções laborais, além de um dependente químico ser mais vulnerável a acidentes dentro das empresas.

Por isso, se você faz parte da CIPA, Recursos Humanos ou outros departamentos envolvidos com a saúde do trabalhador, não deixe de promover a prevenção ao uso de drogas e álcool. Converse com a Clínica Viva, especialista e referência nacional no assunto, para realizar palestras na sua empresa. Acesse nossa página sobre plano de prevenção focado para empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *