8 dicas para conseguir parar de fumar

Parar de fumar

Você quer parar de fumar e só fica adiando? Se sua resposta foi sim, chega de adiar! Sabemos o quanto é difícil deixar a dependência do tabaco, mas é possível. Para te ajudar, preparamos oito passos que te levarão ao sucesso neste objetivo. Dá só uma olhada:

1)      Decisão

O primeiro passo pode parecer meio óbvio, mas é importante reforçar que ninguém pode decidir parar de fumar por você. Pense nas razões de suas escolhas. Isso ajuda a tomar coragem para continuar.

2)      Planejamento

Como e quando você vai começar? Deixará o cigarro de uma só vez ou irá abandonar aos poucos? Pense com carinho o que será melhor para você e estabeleça metas de redução por dia, por exemplo.

3)      Inspire-se

Há coisas que você pode fazer para se manter motivado. Uma das possibilidades é criar um diário (pode ser até em um aplicativo no celular ou no computador) ou um blog para contar suas experiências e sensações neste processo de parar de fumar. Outra coisa bem legal é anotar as razões e os benefícios que fizeram você decidir parar de fumar. Releia sempre que precisar.

4)      Família e amigos

Fale para todas as pessoas próximas sobre seu processo de parar de fumar. Sem dúvida, haverá muitos apoiando sua decisão e te dando força para continuar.

5)      Situações de risco

Ficar perto de outros fumantes, frequentar lugares onde você gostava de fumar, beber bebidas alcoólicas ou café são alguns fatores que podem fazer você cair em tentação. Procure evitar, especialmente no início do processo.

6)      Mexa-se

Pode ser uma simples caminhada, correr, jogar futebol ou patinar. Escolha algo que goste e pratique. Se possível, pratique três vezes por semana. Caso não consiga, estipule a frequência semanal conforme sua disponibilidade.

7)      Novas atividades

Um das maiores dificuldades é controlar a ansiedade e o nervosismo. Uma ótima maneira de manejar essas sensações é encontrando novas atividades. Pode ser um curso de idioma, fazer artesanato ou aprender a tocar um instrumento musical.

8)      Orientação profissional

Está muito difícil parar de fumar sozinho? Pois saiba que é possível largar o cigarro mesmo assim. Nesses casos, o ideal é procurar uma orientação profissional para que você aprenda a controlar os impulsos que o leva a fumar. Saiba como funciona o tratamento para o tabagismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *