Tratamento sem internação resolve?

Todos os dias ouvimos esta pergunta de pais, maridos e esposas que chegam sem muita esperança na Clínica Viva.

Na verdade, respondo que nem a internação resolve. Como assim? Se espantam com a afirmação da terapeuta.

Explico que a recuperação dependência química envolve diversos aspectos, e que a desintoxicação e abstinência são os primeiros resultados a serem observados, principalmente quando o paciente é internado. Mas a internação é uma etapa do tratamento e nem todos os casos precisam destes cuidados mais intensivos.

Há alguns anos atrás, a gente percebeu que a internação pode até agravar mais o caso, pois o paciente entende que está sendo castigado por sua família. Tanto que, em nosso projeto terapêutico, o tempo recomendado para o regime de internação é de 90 dias, quando a maioria dos outros lugares indica seis meses ou mais.

Mas vocês também tem clínicas para internação? Sim, porque entendemos que há casos graves em que o paciente precisa de assistência médica e psicológica intensiva, assim como o afastamento dos núcleos de influência. E claro, casos severos em que a dependência tirou o discernimento do paciente e a intervenção da família com a internação involuntária pode ser a única alternativa para salvá-lo.

Então como o tratamento sem internação pode dar resultados?

Todos nós temos ganhos e perdas com as nossas escolhas, assim acontece também com quem se vê dependente de drogas ou precisa beber quase todos os dias para se sentir bem. A minha principal tarefa é inspirar o paciente a perceber que este seu momento de vida deve encerrar-se, motivá-lo a encontrar satisfação e prazer em tantas outras atividades, reaprender a viver de um jeito mais saudável e produtivo, feliz.

Claro que, durante todo este processo, a gente aplica técnicas da terapia cognitivo-comportamental que é a base do projeto terapêutico, também contamos com a avaliação do médico psiquiatra porque sabemos que trata-se de uma doença complexa que pode afetar a saúde mental e emocional.

Outro fator importantíssimo e que atribuímos em grande parte dos nossos resultados é a fitoterapia. São muitos casos de resultados positivos, isso nos deixa bastante orgulhosos desta metodologia terapêutica. É um fato, a medicina alternativa com fitoterápicos funciona mesmo.

Esses fatores fazem com que um tratamento sem internação tenha ótimos resultados. Você se interessou? Veja: Tratamento sem internação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *