Conheça as diferenças entre homeopatia e fitoterapia

Quem foi que disse que extrair da natureza substâncias que tratam de doenças é coisa de vovó? Já é comprovado por muitos estudos, de vários países, que há substâncias na natureza altamente eficazes para as mais diversas patologias. Sabendo disso, é cada vez maior o número de pessoas preocupadas na hora de tomar algum tipo de medicamento, preferindo substituir os alopáticos (remédios de laboratório) por fitoterápicos ou homeopáticos. Mas é na hora de escolher que surge uma grande dúvida: qual a diferença entre fitoterapia e homeopatia?

“Com a fitoterapia, o tratamento que usa plantas, como folhas, caule, flores, raízes ou frutos que contenham efeitos farmacológicos medicinais, alimentícios, coadjuvantes técnicos ou cosméticos. Já com a homeopatia os medicamentos são preparados, não apenas com substâncias do reino vegetal, como também reino mineral ou animal. Na homeopatia, acredita-se que a mesma substância que causa mal-estar, quando preparada homeopaticamente, pode curar a doença ou sintoma”, esclarece o biomédico e farmacêutico Rodrigo Lucarini.

Justamente pela homeopatia também utilizar plantas em algumas fórmulas que a faz ser confundido com a fitoterapia.

Na homeopatia, as preparações básicas das substâncias vão sendo diluídas várias vezes seguidas até chegar a doses mínimas. Já os fitoterápicos são feitos a partir de estudos sobre as plantas até chegar em uma fórmula segura e eficaz para tratar uma doença ou sintomas.

A Clínica Viva é pioneira no investimento em pesquisas sobre novas abordagens terapêuticas e medicamentos fitoterápicos para complementar o tratamento de seus pacientes.

Para isso, o Laboratório de Desenvolvimento Fármaco-Científico, localizado em Franca (SP), possui foco na pesquisa de substâncias naturais para desenvolvimento e aprimoramento de medicamentos fitoterápicos, trazendo, assim, mais segurança e qualidade aos seus pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *