Homem, mostre seus sentimentos

Homem que é homem não chora. Com certeza você já ouviu falar desta frase e, talvez, até já tenha repetido isso várias vezes. Culturalmente, os homens sempre foram cobrados a não expor os sentimentos como se revelar os sentimentos os diminuíssem, torná-los menos homem. Mas será que os homens têm que ser como robôs? Máquinas que não possuem sentimentos, sejam eles alegres ou tristes?

Claro que não! Homem ou mulher têm sentimentos e é importante demonstrá-los. Mas, enquanto é até esperado que a mulher demonstre, os homens, muitas vezes, interiorizam suas emoções. E sabe o que acontece? Tudo uma hora explode!

“Distúrbios de estresse e ansiedade são os maiores problemas emocionais enfrentados pelos homens”, explica a psicóloga Andréia Guimarães, da Clínica Terapêutica Viva que completa: “O homem sempre foi cobrado socialmente para ter equilíbrio emocional e ter fibra, em ser “forte”, sendo visto pela sociedade também como o provedor, surgindo a cobrança de estar bem profissionalmente e financeiramente. Um outro problema enfrentado pelos homens é relacionado a área sexual, a preocupação em ter um bom desempenho sexual em relação a parceira”.

Guardar tantos sentimentos é muito prejudicial à saúde emocional. A psicóloga conta que falar sobre o que sente é uma forma de cuidar de si. “Aconselho aos homens que é importante demonstrar o que sente, os problemas, sejam eles práticos ou emocionais, pois, do contrário, irão apenas acumular, gerando problemas maiores no futuro, bem como, possivelmente, somatizando, como dores no corpo ou algum tipo de doença de origem emocional”, diz Andréia.

Viu, só?! Não vale a pena ficar guardando sentimentos, ainda mais achando que isso vai fazê-lo melhor, mais homem ou coisa do tipo. Homem que é homem tem sentimento e expõe, se assim quiser. Além do mais, ter a companhia ou amizade de alguém que dá um feedback emocional é muito melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *