Cinco dicas para melhorar a autoestima

Gostar de si, acreditar na própria capacidade, saber do próprio valor e ter a consciência de que é digno de amor e felicidade. A autoestima abrange esses e outros elementos. Porém, há fases na vida que não é fácil ter essa consciência e isso pode acarretar, entre outras coisas, desânimo e tristeza. Mas é possível melhorar. Confira algumas dicas para melhorar a sua autoestima:

1) Autoconhecimento

Aprenda consigo mesmo. Descubra os seus valores e perceba que você tem um imenso valor. Uma boa dica é fazer uma lista com suas qualidades. Quando sentir-se ‘para baixo’, leia esta lista. É importante relembrar o quanto você é valioso.

2) Evite comparações

Ficar se comparando com outra pessoa não ajuda em nada. Aprenda que cada pessoa é única, com seus defeitos e qualidades. Se preciso, use a lista criada no tópico acima para reforçar suas qualidades.

3) Seja positivo

Afaste todo e qualquer pensamento negativo. Encarar a vida com uma postura positiva e otimista só lhe fará bem.

4) Seja realista

Você acredita que é possível o corpo perfeito, relacionamento perfeito, filhos perfeitos, emprego perfeito? Pois está na hora de repensar nas suas expectativas. Ninguém e nada é perfeito. Atenha-se ao que de fato é importante e que você valoriza.

5) Atitude

Muitas vezes, deixamos as obrigações substituir totalmente coisas que gostamos e que nos faz bem. Separe um tempo para fazer o que gosta . Pode ser uma caminhada, uma massagem ou um simples passeio. O seu problema é a escolha da profissão ou mesmo relacionamentos? Saiba que sempre é possível mudar. Mude o que acredita ser necessário para obter satisfação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *