Como saber se está abusando do álcool?

Difícil encontrar alguém que nunca tenha experimentado alguma bebida alcoólica. De fácil acesso, a bebida é socialmente aceita e presente em festas e reuniões. Há até empresas que disponibilizam bebidas alcoólicas aos funcionários.

Beber socialmente, digamos assim, não há problema. Porém, há uma linha tênue entre esse consumo ‘social’ e a dependência.  A psicóloga Sonia Paes Breda, da Clínica Viva, dá dicas para identificar se a pessoa anda abusando do álcool:

  • Forte desejo ou senso de compulsão para consumir álcool;
  • Dificuldade em controlar o uso do álcool;
  • Estado de abstinência fisiológico (síndrome de abstinência) ou a necessidade de consumir bebida alcoólica para cessar o mal-estar;
  • Evidência da tolerância do álcool no organismo, ou seja, necessidade de doses maiores para atingir os mesmos efeitos provocados pela substância.
  • Abandono progressivo de prazeres ou interesses alternativos como emprego e escola.
  • Evidência de consequências nocivas, como perda do ano escolar ou do emprego, envolvimento com polícia, agressões físicas e verbais a familiares ou em acidentes de trânsito, entre outras ocorrências, em função do uso do álcool.

Você ou alguém próximo apresenta três ou mais sintomas citados pela psicóloga? Pois, então, é preciso procurar tratamento. A Clínica Viva possui especialistas que podem te ajudar. Quer saber mais detalhes? Acesse: tratamento do alcoolismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *