Apague o cigarro da sua vida!

Não são poucos os malefícios causados pelo cigarro: diversos tipos de câncer, problemas respiratórios e cardiovasculares, além de problemas estéticos, como envelhecimento precoce. Mas, mesmo sabendo disso, nem sempre é fácil parar de fumar. Que tal aproveitar que hoje (29) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo e começar uma vida saudável? A psicóloga Andréia Guimarães dá dicas de como conseguir largar o cigarro. Confira:

– Estar com outros fumantes pode ser uma grande tentação para quem está tentando parar de fumar. Evite ficar perto nos momentos em que eles estejam fumando.
– Alguns lugares também podem dificultar o controle, então, o ideal, é que seja evitado ficar nesses ambientes.
– Bebidas alcoólicas ou café também são associados ao cigarro. Se você faz essa associação, é melhor evitar o consumo dessas bebidas, especialmente nas primeiras semanas.
– Pratique exercícios! Seu corpo só tem a ganhar com atividades físicas.
– Beba água. Pode parecer um conselho tão simples, mas a verdade é que muita gente esquece de beber. A água ajuda a limpar as substâncias químicas presentes no organismo. Beba, pelo menos, cinco copos ao longo do dia.
– E quando bater a ansiedade de fumar? Busque alternativas!  Desenhe, faça uma caminhada, medite, leia ou converse com alguém. Fica mais fácil controlar a ansiedade pelo cigarro se você mudar o foco.
– Encontre novos hábitos. Há uma infinidade de coisas boas que você pode fazer e que não prejudicam sua saúde.

Já tentou de tudo e mesmo assim não consegue deixar de fumar sozinho? Talvez seja a hora de buscar ajuda profissional. Um dos meios mais indicados é a psicoterapia, onde um terapeuta irá auxiliar a entender o que leva você a fumar e o que pode ser feito para controlar os impulsos. Saiba como funciona o tratamento para tabagismo.

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