Intervenção: um reality show do drama das drogas e da esperança das famílias agora no Brasil

Se você pensou que se trata de mais um programa de TV que mostra o horror das cracolândias pelo País, pode mudar de ideia. O reality show Intervenção é o “big brother” da família que tem um dependente químico em casa.

O formato emociona, apresenta os conflitos da rotina não apenas de quem é usuário da droga, mas principalmente dos seus familiares, que não perdem a esperança.

“fascinante a força das mães, pais, irmãos e irmãs que resistem”

Esperança é justamente o sentimento central de todo o enredo. É fascinante a força das mães, pais, irmãos e irmãs que resistem aos episódios de rejeição, crítica e muitas vezes comportamento agressivo do dependente, mas ainda assim pelo amor, resistem e nunca desistem. (Assista alguns trechos dos episódios nos vídeos logo abaixo).

O programa Intervenção, do canal A&E, causa polêmica pela abordagem, pois o dependente é levado para uma clínica particular para o tratamento em regime de internação. As críticas de alguns especialistas estão relacionadas à exposição da pessoa e ao aumento do estigma e distorção do conceito sobre o tratamento. Mas, principalmente médicos, psiquiatras e educadores questionam a eficácia do programa em realmente ajudar na recuperação do dependente químico.

É certo que a dependência química é uma doença e que seu tratamento envolve diversas técnicas e profissionais de saúde, sendo o resultado bastante variável de caso para caso. Mas, na opinião do publicitário e gerente de marketing da Clínica Terapêutica Viva, Fernando C. Fox, enquanto produto cultural, o programa promove a reflexão de uma realidade vivida por muitas famílias de diferentes classes socais. “Entender a necessidade da intervenção e inspirar muitos a buscar a ajuda profissional, isso sim é um benefício do reality show”, comenta.

Aproveitando-se deste tema, a esperança das famílias, a Clínica Viva lança a campanha nacional Quem ama, nunca desiste!, pois acredita que seus serviços fazem a diferença na vida das pessoas que acreditam que é possível mudar e vencer a dependência de drogas.

Cartaz Campanha Publicitária Clínica Viva: Quem ama, nunca desiste!
Cartaz Campanha Publicitária Clínica Viva: Quem ama, nunca desiste!

 

Ficha técnica

Programa Intervenção

Vencedor do Emmy e grande sucesso nos EUA há sete anos, o programa está em sua primeira temporada no Brasil. A cada episódio, o Intervenção traz histórias de personagens reais que usam substâncias químicas de forma compulsiva e familiares que vivem o drama da dependência química dentro de casa. No final, a luta da família e o auxílio profissional são determinantes para que a maioria dos participantes consiga a reabilitação.

Onde assistir: TV a cabo, Canal A&E (Ação e Emoção)

Quando passa: Às quartas, às 23h

 

Trechos de Episódios

Davi:

Vanessa:

João Carlos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *