Jovens chegam às drogas cada vez mais cedo, afirma pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) de São José dos Campos, concluiu que os jovens estão consumindo bebidas alcoólicas, tabaco e drogas ilícitas cada vez mais cedo, em média, a partir dos 12 anos.

A constatação é feita com base na pesquisa que foi divulgada ontem pela Secretaria de Juventude da cidade, durante o lançamento da campanha do Promad (Programa Municipal Antidrogas) de 2012, que irá abordar principalmente o crack.

O levantamento ouviu 800 jovens, entre 12 e 29 anos em todas as regiões da cidade e revelou que a faixa etária de 12 e 14 anos é a mais vulnerável para a entrada no mundo das drogas.

O uso de drogas nessa idade prejudica o desenvolvimento escolar, social e familiar deles e aumenta a chance de dependência química.

Contato

A pesquisa mostra que 41% dos entrevistados experimentou cigarro e 36% consumiu álcool entre 12 e 14 anos, e ainda revela que o contato com drogas lícitas favoreceu o uso de drogas lícitas. Dos que experimentaram cigarro, 49% disse que também usou maconha.

O índice é ainda maior do que aqueles que chegaram à droga pela bebida: 30% dos que beberam fizeram uso de maconha.

Para saber os números completos deste levantamento, acesse a matéria completa no portal do jornal O Vale.

Com informações do jornal O Vale.

Quer ficar sempre atualizado? Siga-nos! @ctviva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *